Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do 3° Subdistrito da comarca de Juiz de Fora-MG
As características de uma cidade reunidas em um bairro quase trouxeram a emancipação de Benfica em 1963, quando a localidade era um distrito juiz-forano chamado Benfica de Minas, como recorda o historiador e morador do bairro, Vanderlei Dornelas Tomaz. “De lá para cá, Benfica continuou crescendo, e hoje possui uma infraestrutura que não é encontrada em muitas cidades da Zona da Mata.”
O Cartório Benfica (Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais do 3º subdistrito da Comarca de Juiz de Fora MG), foi criado em 1963. Em agosto de 2007, a atual Oficiala de Registro Civil, Mariana Sad Albuquerque e Castro, assume a função e representa um marco na história do cartório, sendo a primeira titular concursada.
Aqui é possível garantir o exercício da cidadania, através dos registros de nascimento, casamento e óbito, dos quais se pode obter primeiras e segundas vias, bem como solicitar averbações em registros existentes. As segundas vias podem ser requeridas diretamente no cartório, quando são imediatamente emitidas, ou solicitadas a distância a fim de que sejam enviadas pelo correio
Somos Ofício da Cidadania
Os Cartórios de Registro Civil poderão passar a emitir RG, CPF, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho e outros; medida visa facilitar a vida dos cidadãos.
Agora é realidade! Os Cartórios de Registro Civil brasileiros são Ofícios da Cidadania. Com esta mudança, estas unidades poderão, mediante parceria com órgãos públicos, emitir documentos que antes eram feitos apenas em órgãos públicos, como Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte, Carteira de Trabalho, entre outros que venham a ser conveniados.
A mudança visa a aproveitar a capilaridade dos cartórios (atualmente existem 13.627 cartórios no Brasil) como braço facilitador da obtenção de diversos documentos essenciais à cidadania pela população, uma vez que os cidadãos deixam de ter que se deslocar para os grandes centros em busca destes serviços. Além disso, visa utilizar toda a estrutura física de prestação de serviços dos Cartórios (já montada e em operação), não incorrendo em gastos aos cofres públicos.
Esta mudança será exclusivamente benéfica para à população. “Desburocratização. Este é o carro-chefe do Ofício da Cidadania, pois documentos que antes a pessoa só podia tirar em postos autorizados pelo Governo e que estavam apenas em grandes cidades, poderão ser feitos no Cartório mais próximo da casa do cidadão, sem que ela se desloque grandes distâncias para realizar esta tarefa e sem precisar agendar”, destacou o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen-BR), Arion Toledo Cavalheiro Junior.
Estamos atentos e a medida que os convênios forem sendo feitos publicaremos os próximos passos.
Sábados, domingos e feriados
Janeiro
Fevereiro
Julho
Agosto
Avenida Presidente Itamar Franco, n° 1522 Centro
(32)3217-3271
Referência: Quase esquina com Rua Santo Antônio
Março
Abril
Setembro
Outubro
Rua Barão de Cataguases, n° 15 Santa Helena
(32)3215-3533
Referência: Próximo ao Palácio da Saúde
Maio
Junho
Novembro
Dezembro
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, n°6353 Benfica
(32)3222-4331
Referência: Próximo ao Digão Lanches