O Cartório

As características de uma cidade reunidas em um bairro quase trouxeram a emancipação de Benfica em 1963, quando a localidade era um distrito juiz-forano chamado Benfica de Minas, como recorda o historiador e morador do bairro, Vanderlei Dornelas Tomaz. “De lá para cá, Benfica continuou crescendo, e hoje possui uma infraestrutura que não é encontrada em muitas cidades da Zona da Mata.”

O Cartório Benfica (Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais do 3º subdistrito da Comarca de Juiz de Fora MG), foi criado em 1963. Em agosto de 2007, a atual Oficiala de Registro Civil, Mariana Sad Albuquerque e Castro, assume a função e representa um marco na história do cartório, sendo a primeira titular concursada.

Aqui é possível garantir o exercício da cidadania, através dos registros de nascimento, casamento e óbito, dos quais se pode obter primeiras e segundas vias, bem como solicitar averbações em registros existentes. As segundas vias podem ser requeridas diretamente no cartório, quando são imediatamente emitidas, ou solicitadas a distância a fim de que sejam enviadas pelo correio.

Esquina da Rua Paulo Garcia – Benfica – anos 60
foto cedida por Vera Venzi, moradora da casa. Benficanet

Rua Martins Barbosa – Benfica – 2008. Benficanet

Foto Cartório Benfica atual (2019).

Plantão de Óbito

Janeiro
Julho
Fevereiro
Agosto

1º Subdistrito
Cartório Cobucci

Gal. Constança Valadares
216, Centro - 3217-3271
Referência: Galeria do Cartório Bessa
Março
Setembro
Abril
Outubro

2º Subdistrito
Cartório Villela

Rua Barão de Cataguases
15, Centro - 3215-3533
Referência: Próximo ao Palácio da Saúde
Maio
Novembro
Junho
Dezembro

3º Subdistrito
Cartório Benfica

Avenida Presidente Juscelino Kubitschek n° 6353, 36090-000
B. Benfica | Juiz de Fora/MG

SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS